Contexto do Projeto

A Inteligência Artificial (IA) é a força motriz da atual revolução industrial. Esta revolução é alimentada pela crescente utilização de tecnologias de ponta de deteção e recolha de dados, bem como avanços em soluções de processamento de dados. Espera-se que a IA desempenhe um papel significativo na batalha internacional contra as mudanças climáticas. O aproveitamento de técnicas avançadas de machine learning melhora a eficiência dos sistemas elétricos e ajuda a descarbonizar esse setor crítico. O objetivo de alto nível deste projeto é alavancar a recolha de dados, detetar avanços e desenvolver metodologias baseadas em IA para facilitar a transição para um futuro de energia mais limpa.

Propósito do Projeto

Este projeto terá como foco a melhoria da eficiência energética dos edifícios. Em Portugal, os edifícios consomem mais de 30% da energia final e estima-se que 50% deste consumo possa ser reduzido em 50% através de medidas de eficiência energética. No entanto, o setor está praticamente inexplorado devido às limitações das soluções atuais. Este projeto propõe-se a desenvolver e validar uma ferramenta de Otimização Holística de Energia Prosumida (HOPE) de edifícios, que seja não intrusiva e de fácil utilização. Esta ferramenta pretende redefinir as práticas de gestão energética dos edifícios no contexto de ambientes urbanos inteligentes, otimizando de forma inteligente a relação entre a produção de energia baseada na tecnologia fotovoltaica, o armazenamento de energia e o perfil de consumo de energia dos utilizadores. O consórcio pretende valorizar os resultados obtidos com este projeto através da sua incorporação no portfólio de serviços do principal promotor - dstsolar.

Plano de Trabalho e Objetivos

Objetivos

Esta ferramenta tem como objetivo redefinir as práticas de gestão de energia em edifícios no contexto de ambientes urbanos inteligentes. A tecnologia resultante deste projeto adicionará novas dimensões ao conceito de gestão de energia e estenderá as capacidades dos sistemas de gestão de energia de última geração ao (i) caracterizar em detalhe o consumo de serviços de energia; (ii) realizar a gestão de ativos e (iii) otimizar a operação em vários sistemas de energia (geração, armazenamento e demanda de serviço) e (iv) auxiliar os proprietários de edifícios na gestão de contratos numa única plataforma.